Você conhece a história da Torre Eiffel?
Na época do centenário da Revolução Francesa, foi organizado um grande concurso com o tema a “possibilidade de erguer sobre o Campo de Marte uma torre de ferro, de base quadrada, com 125 metros de largura e 300 metros de altura”. 107 engenheiro fizeram seus projetos, o vencedor foi Gustave Eiffel.
O projeto despertou grande oposição daqueles que consideraram a Torre como uma ameaça à estética da cidade, escreveram até uma carta de Protesto dos Artistas contra a Torre do Sr. Eiffel. Eles consideravam que era inconveniente ter uma torre de ferro no coração de Paris e o aspecto metálico iria contrastar com a refinada elegância da cidade.
Apesar dos protestos, a torre foi construída, o trabalho durou dois anos, e em 31 de março de 1889 ela foi inaugurada. Na ocasião seu engenheiro, Sr. Eiffel, subiu os 1710 degraus para colocar no topo a bandeira do país.
O projeto foi concluído com a intenção de durar 20 anos e depois ser desconstruída. Mas ao longo desse período ela fez sucesso atraindo em média 2 milhões de visitantes do mundo todo (lembre-se que estamos falando de 1889 até 1909).
Gustave Eiffel vai então ter um papel determinante para que a torre não seja destruída: ele se empenha para provar a utilidade científica da torre ao multiplicar as experiências científicas em domínios como a astronomia e a fisiologia. Finalmente, o que salvará a torre será sua utilização como antena de rádio, e na primeira guerra mundial se torna a comunicação radiotelegráfica militar da França.
Ok… Agora que você conhece essa história, responda uma simples pergunta:
Você consegue imaginar Paris sem a Torre Eiffel?
Óbvio que não. Só que este símbolo nacional dos franceses, que representa ao mundo elegância e sofisticação. Surgiu sob oposição e gente querendo destruí-la.
Isso me fez refletir que os seus projetos, por mais malucos que possam parecer, mesmo que surjam centenas de pessoas querendo atrapalhar, um dia pode ser algo que represente uma nação.
Não sei se Gustavo Eiffel tinha essa visão quando começou, é muito provável que não, mas ele defendeu e prosseguiu trabalhando no seu projeto.
O seu trabalho bem feito há 135 anos, gera frutos ainda hoje. A torre Eiffel se tornou o símbolo de uma olimpíadas, a representação de romance para milhares de casais, a fonte de renda de centenas de parisienses, o sonho de vida de pessoas do mundo inteiro, um patrimônio mundial da UNESCO, um ponto turístico que atrai por ano 7 milhões de visitantes, cenário de diversos livros e filmes, uma imponente dama de ferro que é indissociável da palavra França e Paris.
Siga em frente em seus projetos, não desista por causa de oposições e opiniões, quem sabe daqui algumas décadas, ou séculos, o que você fez influencie uma nação.
Ps. E se você caro leitor, é um cristão, eu reforço ainda mais a mensagem, se Deus te deu um projeto, mais do que nunca obedeça e siga em frente, Ele nunca erra e o propósito do Reino é muito maior que qualquer batalha desse mundo.
Escrito por Beatriz Fumagalli