Disponível no Disney+
Um ratinho que tem o sonho de ser cozinheiro e um ajudante de cozinha que não acredita em si mesmo. Inusitado? Sim. Porém a história nos apresenta uma reflexão interessante sobre como o potencial, o talento, às vezes precisa de um "empurrãozinho", nem que seja de um ratinho dentro do seu Toque Blanche.
Acreditar que você é capaz de ir além é o primeiro passo em direção a um propósito.
Disponível no Disney+
Relâmpago McQueen é um famoso carro de corrida que nos ensina sobre como a arrogância e o status social não ajudam em nada na vida.
Mesmo tendo aparentemente tudo, na verdade ele vai descobrir que sua vida é fútil e solitária. E em contrapartida dos lugares mais inesperados, no meio da simplicidade pode surgir amigos de verdade.
Disponível no Disney+
De todos desenhos que já assisti, Enrolados é o que melhor representa a manipulação emocional da parte dos "pais".
Sei que a mulher da torre não é realmente a mãe da Rapunzel, mas na mente da menina que cresceu naquele espaço, ela é. O isolamento, a pressão sobre ser perfeita, a ideia de que "minha mãe/pai é a pessoa mais confiável no mundo" e "preciso fazer tudo certinho para ser uma boa filha", são comuns em filhos que crescem com pais manipuladores.
E quando Rapunzel sai da torre e enfrenta o mundo real, o desenho representa muito bem a "crise" interna que a moça passa, pois ela foi moldada por anos a pensar que: agir diferente ao que a mãe ensinou é o maior perigo da sua vida.
Além disso, José e o cavalo Maximus deixam a história muito divertida.
Vale a pena assistir este desenho mais de uma vez, para perceber os detalhes que foram muito bem construídos no enredo.
Disponível no Disney+
Os seres humanos precisam de outros seres humanos. Precisamos de natureza, abraços, toques, andar descalço, brincar na água, ter amigos. E este filme de 2008 é uma primazia ao nos apresentar esta verdade.
Wall.E é um robô que vaga pela terra sozinho, cumprindo sua tarefa de reciclar o excesso de lixo, fruto do consumismo que os seres humanos deixaram antes de sair do planeta em naves para o espaço, fugindo do ambiente tóxico.
Já se passaram 700 anos, e como uma excelente crítica aos nossos comportamentos, Wall.E se tornou mais humano, e os humanos no espaço perderam todas as suas características humanas.
Abordando diversos temas, como: o consumo irresponsável; a falta de cuidado com o meio ambiente; o perigo do excesso de tecnologia; o sedentarismo; a alienação social motivada por interesses egoístas; e o perigo de ter "preguiça para pensar". Junto com os toques de fofura que esse robô atrapalhado proporciona. O filme é uma preciosidade do cinema infantil.
Disponível no Disney+
Seus sentimentos são importantes.
Essa é a frase norteadora desta história. Dois irmãos que perderam os pais e vivem com sua tia, em meio a dor desenvolvem suas habilidades com a tecnologia. Porém outra tragédia acontece e mais um impacto emocional atinge Hiro que se fecha no seu mundo interno e no seu quarto.
Até que um robô fofo, enorme e engraçado, programado para ser um assistente médico que gera acolhimento aparece e diz: Numa escala de 0 a 10, qual o nível da sua dor?
Ele vai ajudá-lo a melhorar e encontrar um novo sentido na vida. E com este robô fofo aprendemos que todos nossos sentimentos merecem ser acolhidos.
Disponível no HBO Max
...
Disponível no Prime
"Fique dentro da caverna" essa é a regra básica de sobrevivência do Grug, pai de uma família na era das cavernas. Mas sua filha adolescente Eep, que está passando pelo processo de individuação e cheia de curiosidade, tenta de tudo para escapar dessa regra. O que a leva direto ao Guy e ao fogo, até então desconhecido.
Guy tem um estilo de vida e um jeito de pensar diferente dos Croods. E a família fica muito resistente sobre a possibilidade de mudar as opiniões e as regras, mas devido algumas situações, será obrigada a sair da caverna.
Este desenho é um metáfora perfeita sobre enfrentar os padrões internos limitantes e as crenças familiares que se passam de geração em geração. Ficar em segurança é importante, mas mudanças na mentalidade e nos comportamentos também são necessários nesta vida.
Disponível na Netflix
Com uma linda reflexão sobre como é possível enfrentar os sistemas socias para alcançar seus sonhos, este desenho nos apresenta a história de uma garotinha órfã que em 1880 faz de tudo, inclusive coisas erradas, e depois sofrerá as consequências, para alcançar seu sonho de ser bailarina.
Uma observação interessante é que o desenho mostra como para alcançar sonhos precisamos de: esforço, paixão e ajuda.
Podemos ter grande sonhos, mas não nascemos prontos para realiza-los. Félice, a protagonista da história, também enfrenta este desafio, mas com a ajuda de uma mulher bem mais experiente, aprende a dançar.